As partes chegaram a um consenso que beneficia consumidores idosos e hipervulneráveis.
Milhares de consumidores idosos e hipervulneráveis foram vítimas de fraudes praticadas pelos funcionários do banco para a contratação ou renovação de contratos de empréstimos.
O Instituto Defesa Coletiva em parceria com o PROCON Municipal de Belo Horizonte e a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, ajuizaram ação civil pública pelos direitos dos consumidores prejudicados pelo Banco Mercantil do Brasil.
Milhares de consumidores idosos e hipervulneráveis foram vítimas de fraudes praticadas pelos funcionários
do banco para a contratação ou renovação de contratos de crédito consignado e outros empréstimos.
O Instituto Defesa Coletiva associou-se ao PROCON Belo Horizonte em uma ação coletiva pelos direitos dos consumidores prejudicados pelo Banco Mercantil do Brasil.
As partes chegaram a um consenso e estabeleceram um acordo, para garantir a maior proteção do consumidor nas operações de crédito, bem como evitar fraudes relativas à contratação/renovação de empréstimos.
Tais medidas evitam fraudes e oferecem ao consumidor tempo para refletir: ‘’será que eu realmente preciso desse empréstimo?”
Ambos conseguiram chegar a um consenso e estabeleceram um acordo, no qual os consumidores do banco devem dar quatro confirmações para que o empréstimo ou crédito consignado seja efetivado.
Tais medidas evitam fraudes e oferecem ao consumidor tempo para refletir: "será que eu realmente preciso
desse empréstimo?"
A associação é gratuita, basta clicar no botão abaixo e preencher o Formulário de Associação.
A associação é gratuita, basta clicar no botão abaixo e preencher o Formulário de Associação.
A partir de agora, para a efetivação de operações de crédito consignado e empréstimos, o consumidor deve receber e confirmar a leitura de 4 alertas. Veja quais são eles:
1 - Alerta do caixa eletrônico em 5 etapas no momento da contratação
O consumidor receberá 5 mensagens alertando sobre a operação realizada e deve confirmar a leitura de cada uma para prosseguir.
2 - Comprovante impresso no ato da contratação
O banco deve fornecer um comprovante impresso com o valor financiado, taxa de juros mensal, taxa de juros anual, custo total anual, quantidade de parcelas, tipo de produto, entre outras informações.
3 - Envio de SMS ou email
O banco deve enviar uma mensagem ao consumidor, por SMS ou email, com um alerta de que foi contratado um empréstimo, informar o gênero, as condições e avisar de que é possível realizar o cancelamento em até 07 dias.
4 - Envio do comprovante de operação de crédito físico
Será enviado em até 02 úteis com alerta ao consumidor sobre a possibilidade de desistência da contratação em até 07 dias, contados da data da contratação.
A associação é gratuita, todos os seus dados estão devidamente protegidos e serão usados apenas com o seu consentimento.
Se você deseja conhecer os pormenores das definições do acordo realizado com o banco Mercantil a favor dos consumidores hipervulneráveis, o Instituto Defesa Coletiva desenvolveu uma cartilha didática para você ficar por dentro do caso, clique aqui para acessar a cartilha.
Foi vítima do Banco Mercantil do Brasil?
Baixe agora o modelo de notificação e envie para a Ouvidoria do Banco Mercantil no endereço: Rua Rio de Janeiro, 654 (Segundo Andar).
Se após a notificação extrajudicial o Banco Mercantil não se adequar aos termos da autocomposição ou não solucionar sua demanda, associe-se e entre em contato para que a equipe do Instituto Defesa Coletiva avalie o seu caso.
Somos uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, com o objetivo de garantir os direitos coletivos, visando contribuir para a construção de uma sociedade justa, equilibrada e sustentável.
Preencha o formulário e faça sua inscrição para se tornar um associado. Todo o processo é gratuito e você começará a receber atualizações sobre todas as nossas ações coletivas.
Acompanhe o Instituto Defesa Coletiva nas redes sociais:
Endereço
Av. Brasil, 1438 – Sl 1202 – Funcionários
Belo Horizonte – MG
Telefones de Contato
31 3024-6091
contato@defesacoletiva.org.br